sábado, 15 de janeiro de 2011

Sábado de passeio histórico...


Bem... depois de uma noite um pouco atribulada... dormi que capotei!!!

Pedi para a Cintia me acordar cedo.. caso desse ela sairia comigo.... mas não deu.. e parti sozinho para o centro... Resolvi seguir o conselho da Cintia e fui a Djurgården.... um lugar cheio de museus.....

Tinha em mente visitar no minímo um dos dois.... ou o Vasa ou o Nórdico... peguei um pequeno trem que leva do centro até Djurgården. Bem fácil e rápido, apesar do percurso ser curto!

Desci e já dei de cara com o Nórdico... já resolvi entrar nele...




na entrada paguei algo em torno de R$20,00 e recebi um tipo de tocador de mp3... que tinha um laser na ponta, onde eu apontava para certos pontos em alguns artigos em exposição e tocava uma explicação sobre a exposição em questão.... tinha de diversas linguagens, pedi o de inglês.. e bora (é... acho que não tinha o de Português.. mas foi bom.. pratiquei meu listening! )

O aparelinho comparado com meu mp4! Ele é um guia digital!

Passei um pouco mais de 2 horas no museu... que tinha diversas exposições.... algumas de costumes suecos, outra de uma evolução da moda (essa vai para vc Natalia! ), uma de caras que inventaram estilos, outra de aparelhos de jantar, outra de brinquedos, de tecidos, ou seja.. para diversos gostos!!!

Estou esperando que no meu retorno vocês estejam me esperando com uma mesa arrumada que nem essa! Com muita carne, coca, sorvete, chocolate... apesar que eu não como muito..


Aqui, tem uma reprodução em autorelevo de algumas obras.. tem escrita em Braille, para deficientes visuais.
Museu por dentro.
Pelo que eu entendi..... os pratos eram servidos desse jeito.. com o animal empalhado servindo como enfeite... e dentro dele, o resto dele assado! Não sei se entendi direito..




Quase quebrei o vidro para ver se dava para jogar! hehhe


De lá avistei um cemitério! Que ao sair do museu.. tentei entrar nele... a primeira entrada estava fechada.. mas não desisti e fui rodeando o muro... e achei uma entrada! Muito bonito o cemitério! Ainda mais com toda essa neve... perdi um bom tempo lá.. tirando fotos.. no morrinho no cemitério tinha um monumento.. onde demorei para achar uma via para subir sem pisar em cima dos túmulos... mas encontrei e subi... que legal.. parece que é um lugar onde pessoas importantes foram enterradas... via-se bastante militares enterrados lá! em forma de círculo.. gostei bastante!




Bem.. saí de lá e andei um monte por lá.. achei um outro museu, o Aquaria, mas tinha muita fila, e resolvi andar... explorar o local! Dei umas voltas e encontrei o rio Malaria (certo Cintia?)...

E fiquei andando e tirando umas fotos... cansei demais.. e meu pé para ajudar começou a doer na volta, ah sim! Resolvi voltar andando até o centro! Dei umas voltas, fui ver o pessoal patinar de novo.. e voltei para casa.. pq talvez iria sair com o Flávio hoje.. pena que não deu.. mas tudo bem.. fica para a próxima!!!







Tomei um banho e vim ver o Verdão jogar!!! Pena que empatou.. me tirou todo o animo de escrever.... mas dá para ter uma idéia do meu passeio!

Ah! Em tempo: a máquina de depositar latas e pets! Dela saí um recibo válido para comprar na própria loja. Falando nisso, passei no mercado e comprei repolho, acelga, cebola, cenoura, brocólis e couve-flor... adivinha quem vai tentar fazer o que amanhã?

Abraços e/ou beijos à todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário