terça-feira, 1 de janeiro de 2013

DIA 31/12 E 01/01 - FELIZ ANO NOVO

Feliz ano novo capivarada!!!
Bem, meu último dia do ano foi um dia de andarilho!!!!
Acordei meio tarde e ficamos vendo uns vídeos na tv, alguns engracados, outros nem tanto, alguns trágicos... pois bem, nos apertamos no horário, pois queria ver um concerto que iria comecar às 15h em Gamla Stam... saí de casa era umas 14e25 para pegar o onibus às 14e33 (o servico de transporte público aqui é bem pontual).... A Cíntia se de propos a fazer o almoco - comecou com a intencao de fazer um strogonoff de frango, porém, ao constatar que faltava alguma coisa, agiu rápido e contornou a situacao com um risoto de frango com queijo (que estava uma delícia!) .. bati 3 pratos rapidao, me preparei, peguei a mochila e bora!!!
Chegando ao ponto de onibus, reparei numa coisa que ia ver durante o dia todo: pessoas carregando sacolas cheias de bebidas, afinal era véspera de ano novo.... aqui as bebidas com alto teor alcoolico sao vendidas em Systembolaget - uns dias antes eu fui procurar um Black para comprar, estava em falta, só tinha o Red... detalhes bizarros: as garrafas de whiskey aqui sao de 700ml e a aliquota de imposto varia de acordo com o teor alcoolico da bebiba (resumindo, eu pagaria mais imposto que o alguem que bebe cerveja (Burkao, But, Bilosa, etc....) ... -  e funcionam até o dia 30.... entao, vinho, whiskey, espumantes faziam companhia a quase todos na rua.... mais informacoes sobre o alcool aqui na Suécia confiram AQUI ou AQUI.
Bem, no percurso até Gamla Stam, fui fazendo palavras cruzadas e cheguei era quase 15e30 no local do concerto e.... nao tinha nada!!!! PQP... eu achando que estava perdido, perguntei a um guarda que estava ali sobre o concerto.. ele nao soube explicar direito, mas falou que foi cancelado e parece que teria uma apresentacao menor no dia primeiro.... Pois bem, como para quem tá perdido qualquer qualquer caminho é atalho... bora dar uma volta.... 
Ali por perto mesmo, achei um local onde teria uma apresentacao de teatro, porem, juro, na fila só tinha pessoas de muita idade... e fui ver o preco +- RS300,00 ... melhor nao investir essa grana para ver uma peca em sueco né?
Saí de Gamla Stam e fui patinar!! =) .. lá no centro tem um ring de patinacao, onde patins sao alugados... mas agora eu tenho o meu que estavam na mochila!!! =P... calcei o patins e bora patinar... nao sei se era pq estava quente, mas estava mais dificil de patinar... e para ajudar deu para chuviscar... ficou extremamente liso (mas nao caí!!! =P ) ... patinei por quase uma hora e resolvi dar umas voltas em umas lojas e procurar um shopping... achei, mas as lojas estava fechando mais cedo, pois convenhamos, tem que ser muito fdp para comprar coisas após às 18h do dia 31/12 haha....
Decoracao de natal no centro

Pois bem, como a chuva parou fui patinar mais um pouco... patinei por pouco mais de uma hora (tocando nos sistema de som da praca Michael Jackson e depois o cd INTEIRO do Foo Fighters (Wasting Light) até que umas 19e30 foi anunciado que os patins deveriam ser devolvidos que a pista seria fechada... 

Eu na pista de patinacao nao caí dessa vez!!!! Sóchi, me aguarde!!!!!
Como ouvi no shopping que haveria umas apresentacoes espalhadas pela cidade, resolvi ir até Slussen para ver o que rolava... chegando lá, tinha um palco montado e havia alguns banners espalhados com a programacao da noite e alguns avisos sobre a noite... as 21h comecaria um DJ, as 22h uma banda, as 23e50 o discurso do Ano Novo.. as 00h00 os fogos.. cheguei era umas 20h e pouco e comi num Mc Donalds ao lado (Hot wings!!!) e dei uma volta por ali mesmo.. achei mais um cemitério!! =D bem pequeno....  
Cemiterio em Slussen
Palco preparado para a comemoracao

Eu !!!!
Às 21h um cara (que devia ser o Senhor de Cerimonias) comecou a falar algo em sueco e as ruas foram fechadas.... já tinha ambulancia instalada, muita polícia, banheiros e levantaram uma cerca super rapidamente (isso tudo no tempo que fui comer, pois nao tinha NADA disso na hora que cheguei na estacao) Bem, esperei um pouco.. 21e05 e nada.. 21e10 nada de DJ.... 21e20 NADA.... comecei a perguntar e um cara com colete me explicou que o movimento comecaria perto da meia noite.... como estava chuviscando e tava com frio, dei mais um tempo lá... o DJ comecou era quase 21e30 e o som baixinho ... festa estranha com (pouca) gente esquisita... Resolvi partir embora... na estacao central duas coisas aconteceram: um mendigo veio me pedir dinheiro (PQP)  e um início de briga (parece que um cara derrubou alguma bebiba na mulher e comecou um empurra-empurra com muitos gritos.. 
Cheguei em casa e conversei um pouco com a Cintia .. que me desejou um Feliz Ano Novo e foi dormir.... Fiquei vendo os fogos da minha janela e consegui falar perto da meia noite com minha família (Velho, Velha, Gordo e Stressadinha!, ah e também com minha namorada Carla) .... Bodei.. 
No outro dia fui acordado com a Bia (e a Cintia) batendo na minha porta... da outra vez que vim visitá-los a Cintia toda manha me acordava jogando a Bia em cima de mim.. hoje tentamos a mesma coisa.. porém, a Bia nao quis ficar aqui comigo e logo correu do quarto ... 
Levantei e fiquei vendo mostrando uns vídeos do Nerdoffice e do Mundo Canibal para a Cintia.. até que o Flavio resolveu fazer o almoco: yakisoba... parti com ele para o supermercado e fizemos a compra... primeira vez que vi a grama do jardim... esquentou tanto que praticamente toda neve do jardim derreteu... nunca presencie tao pouca neve aqui... 
Na volta o Flavio fez o yakisoba ´dele´, tava bom, melhor que o do Rei hahahaha ... e tomei um sorvete tipo corneto (sem piadinhas)... e saí com ele para dar uma volta no lago ... que legal!!! Estava com vontade de conhecer esse lago desde que o Rei veio para cá.... A Cintia e o Flavio me disseram que o pessoal vai patinar nesse lago, mas como estava quente durante uns dias, nao daria para fazer isso... mas andando um pouco pelo lago avistamos duas pessoas patinando lá longe!!! De vdd, conseguimos ver que o gelo em muitos pontos nao chegava à margem e a espessura do gelo nao parecia segura... e mesmo assim dois doidos patinando (tá, deu vontade em mim também, mas nao sou tao doido assim nao.. se eu morrer congelado, conheco pelo menos duas pessoas que me matam se eu morrer num rio congelado! =P )...





Nao estava muito frio, apenas uma leve brisa e no caminho muito gelo escorregadio e pocas de agua.... 
Voltamos para casa, encontramos a Cintia e a Bia e fomos dar umas voltas de carro... passamos pelo bairro onde a Cintia da aulas, passamos em frente à academia dela... e ficamos passeando meio sem rumo, apenas vendo cidade... no meio do caminho bateu um sono na Bia, em mim e acho que no Flavio tambem.... 
Chegamos em casa e que preguica... apenas comemos e ficamos de bobeira um pouco, contanto causos e mais causos..... ah sim, e comentando sobre as noticias de uma veja antiga que apareceu aqui!!!!
Ah, aproveitando, FELIZ ANO NOVO!!! Que todos tenham o ano que merecem e desejam!

Um comentário: